sexta-feira, 30 de julho de 2010

Velocidade marca instalação do Módulo Operacional do Aeroporto de Brasília

As obras de instalação do Módulo Operacional no Aeroporto Internacional de Brasília/Juscelino Kubitschek estão em ritmo acelerado. Iniciada no último dia 9/7 com investimentos de R$ 2,9 milhões, a implantação do módulo tem prazo de conclusão para setembro próximo e vai ampliar o nível de conforto dos passageiros, aumentando em 1,2 mil m² a área de embarque do aeroporto.

Pouco mais de 20 dias após o início dos serviços, a estrutura básica está em fase de conclusão e logo receberá as estruturas pré-moldadas. O Módulo Operacional possui características semelhantes às salas de embarque convencionais, oferecendo os mesmos níveis de conforto e segurança aos usuários. O módulo contará com isolamento termo-acústico, climatização, sistema de som, sistema informativo de voos, sanitários, entre outras faciliades.

Para o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, a instalação do Módulo Operacional no Aeroporto de Brasília reforça a atenção da empresa em torno das melhorias nas instalações. “Com essa iniciativa, a Infraero garante o conforto dos usuários que embarcam no Aeroporto Internacional de Brasília até que sejam concluídas as obras de reforma e ampliação do Terminal de Passageiros e ampliação do sistema de pistas e pátios”, disse.

Início em Florianópolis

O primeiro Módulo Operacional adotado pela Infraero está no Aeroporto Internacional de Florianópolis/Hercílio Luz (SC), que recebeu as instalações há cerca de um ano para ampliar as áreas das salas de embarque e desembarque. A solução foi aprovada pelos passageiros, que destacaram o nível de conforto proporcionado pelo módulo, que conta ainda com pontos comerciais como cafeteria e livraria.

Atualmente a solução está sendo implementada em outros aeroportos da Rede, como em Brasília, Goiânia e Vitória, que também iniciaram suas obras de instalação.

Além desses três aeroportos, outros nove serão contemplados com um Módulo Operacional, considerado uma solução de engenharia moderna, da rápida instalação, com baixa geração de resíduos e que são capazes de atender perfeitamente situações específicas, como a realização de grandes eventos ou obras nos aeroportos, ampliando áreas de check-in, embarque, desembarque ou até mesmo todo um Terminal de Passageiros.

Os Módulos Operacionais têm sido utilizados em várias partes do mundo. Em 2004, por exemplo, o Aeroporto de Lisboa utilizou os módulos durante a Eurocopa. Já em 2006, o Aeroporto de Doha, no Catar, adotou a solução durante os Jogos Asiáticos de 2006.


Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Infraero implementa melhorias no Terminal de Logística de Carga do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos


Em julho deste ano, devido à intensa movimentação de cargas no terminal de logística do Aeroporto de Guarulhos, a Infraero adotou uma série de medidas para normalizar o atendimento no Terminal. Vale destacar que, no período de janeiro a julho de 2010, se comparado com o mesmo período de 2009, foi registrado um crescimento de 58,5% no setor de importação; 45,7% na área de exportação; e de 85,6% na carga nacional.

Entre as ações estabelecidas pela Infraero, destacam-se o reforço no efetivo orgânico mediante ajuste das escalas de serviço; implementação de uma equipe de Força-Tarefa, formada por funcionários procedentes de outros Terminais de Carga da Rede; liberação de espaços para processamento das cargas; aumento do efetivo terceirizado; e aquisição de novas empilhadeiras.

Além disso, a Infraero iniciou um processo de aquisição de armazéns estruturados, que terão área de 8.400m², de forma a ampliar o setor para o processamento de cargas.

Em paralelo a essa ação, a Infraero prepara processo para contratação da obra do Terminal Estruturado Modular (TME), sistema de construção rápida, com área de 13.910 m², que atenderá ao setor de importação e de carga nacional. Os investimentos da Infraero na realização dessas ações são de aproximadamente R$ 24 milhões.

Melhorias adotadas pela Infraero:

Dentre as ações já implementadas no Terminal de Logística de Carga do Aeroporto de Guarulhos, destacam-se a construção do Terminal de Cargas Especiais, readequação e ampliação da Área de Recebimento da Importação, ampliação da cobertura do Terminal de Importação; e implementação do Sistema de Transportadores Automatizados. Além desses itens, encontram-se em fase de execução os seguintes investimentos:

• Ampliação e atualização tecnológica do Sistema de Translevadores – com esse investimento, a capacidade de armazenamento nas posições automatizadas aumentará. O padrão verde (cargas até 1.000 Kg) passará de 6.744 para 7.332 (9% acréscimo) e padrão azul (cargas até 30 Kg), de 3.530 para 10.000 posições (183% acréscimo);

• Modernização e ampliação do Sistema de TV de Vigilância – passará de 64 câmeras analógicas para 114 câmeras digitais.

Sobre o Terminal de Cargas de Guarulhos

O Terminal de Logística de Carga do Aeroporto de Guarulhos conta com oito terminais distintos, divididos numa área de 102 mil m².

Para atender às cargas que necessitam permanecer armazenadas em temperatura diferenciada, o Terminal de Importação possui 16 câmaras frigoríficas com temperaturas variadas e que atendem às faixas estabelecidas no Sistema MANTRA, da Receita Federal: de 9°C a 15°C; de 2°C a 8°C; e de -18°C a 0°C. A capacidade total dessas câmaras frigoríficas é de 7.681,25m³.

Considerando apenas os principais investimentos realizados ou em execução, o programa de investimentos realizados pela Infraero no Terminal de Logística de carga do Aeroporto de Guarulhos soma um total de R$ 44,8 milhões.

Dados da movimentação de cargas no Complexo Logístico do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos:

Dados estatísticos - Setor de Importação
2008 – 130.185 toneladas
2009 - 104.544 toneladas
2010 - de janeiro a junho – 68.749 toneladas

Dados estatísticos - Setor de Exportação
2008 – 111.169 toneladas
2009 - 95.488 toneladas
2010 – janeiro a junho – 62.976 toneladas

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa – Infraero
imprensa@infraero.gov.br


Aeroporto de Belém troca pipa por bola em campanha educativa

O Aeroporto Internacional de Belém/Val de Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) está promovendo a campanha “Empinar pipas próximo ao aeroporto pode provocar acidentes aeronáuticos”. Na campanha, equipes da área de Segurança Operacional da Infraero em Belém visitam as comunidades do Bengui, Pratinha I e II, localizadas no entorno do aeroporto, fazendo a distribuição de panfletos e conscientizando a população sobre os perigos de soltar pipas nos arredores do aeroporto, além de trocar pipas por bolas.

Nos meses de férias escolares a prática de empinar pipas aumenta em todos os bairros de Belém. A brincadeira representa uma grande ameaça para aviação, podendo resultar até mesmo em um acidente aeronáutico. A campanha realizada, de caráter preventivo, tem o objetivo de conscientizar a população dos perigos da brincadeira em lugares impróprios, e se estende até o dia 6/8.

Para o estudante Marcelo Gaia de 10 anos, a troca é vantajosa. “Eu fico muito feliz de ganhar uma bola no lugar da pipa, porque não tem perigo de um avião cair perto da minha casa e eu ainda vou montar um time de futebol para jogar com a minha bola”, comentou Marcelo.


Para o superintendente do Aeroporto de Belém, Samuel Limas Sales, a campanha é muito importante para a segurança operacional. “Com esta ação, buscamos trabalhar preventivamente com a conscientização da população do entorno do aeroporto a respeito dos perigos para a aviação que as pipas podem causar”, completou.


Fonte: Infraero

Infraero lança seu twitter oficial na internet

A Infraero estreou nesta quinta-feira (29/7) seu canal oficial no Twitter, por onde os internautas poderão acessar notícias e informações sobre a empresa e seus 67 aeroportos.

O endereço do twitter oficial da Infraero é www.twitter.com/canalinfraero e as informações serão postadas pela Superintendência de Marketing e Comunicação Social (PRMC). Para o presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, a adoção da ferramenta é uma forma de ampliar o conhecimento sobre a empresa. “O twitter dará a chance de explicar o papel da empresa com um alcance e velocidade que o microblog oferece”, disse.

Para a superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero, o @canalinfraero vai reforçar o papel da comunicação da empresa com a sociedade. “Com mais esse canal de relacionamento ampliaremos a agilidade da nossa comunicação, além de aprimorar o relacionamento com os nossos diversos públicos”, avaliou.


TARIFAS AEROPORTUÁRIAS


::. INFRAERO - Aeroportos Brasileiros

Aeroporto Hercílio Luz/ Florianópolis não opera vôos instrumentos noturno.


Em função de problemas no balizamento da RWY 14/ 32, o aérodromo só operará vôos sob condições visuais, tanto noturno quanto diurno.

30/07/10 19:24 - 31/07/10 23:00
AD CLSD OPS IFR NOTURNO)

(E1880/2010)

Infraero lança edital para atualização do sistema de radiocomunicação



A Infraero lançou nesta segunda-feira (26/7) o edital de licitação para contratação de empresa para fornecimento de solução para implantação de sistema de radiocomunicação digital nos aeroportos localizados nas cidades-sede dos jogos da Copa do Mundo de 2014 e demais aeroportos que compõem a infraestrutura de apoio a esse evento. Serão contemplados 18 aeroportos no total. A Infraero vai investir cerca de R$ 88,6 milhões nessa solução.

A-321 nunca havia sofrido acidente fatal

O piloto do avião paquistanês, que caiu perto de Islamabad na quarta-feira matando 152 pessoas, pode ter se desorientado. A hipótese foi levantada por pilotos e aviadores e ganhou força em sites de discussão na internet.

Segundo os especialistas, o acidente pode ter sido o que se chama de "Controlled Flight Into Terrain" (Vôo Controlado Direto para o Chão, em tradução livre) ou “vertigem de piloto”. A situação acontece quando os aviadores não conseguem identificar visualmente onde está o solo ou o horizonte.

Em aeronaves modernas, como o A321, com computadores que controlam parâmetros de vôo, o acidente é raro de acontecer. Mas a hipótese ganhou força nas páginas de discussão da internet, devido à neblina que encobria o aeroporto de Islamabab e as Colinas de Margala, próximos ao local do acidente. Com a neblina, o piloto perde a real noção de espaço e tende a ter uma idéia distorcida de sua altitude e velocidade.

O A321 contava ainda com sistemas sonoros que auxiliavam no controle de riscos, como o GPWS (Ground Proximity Warning System, ou Sistema de Alerta de Aproximação de Solo, em tradução livre). Em momentos críticos, no entanto, o sistema pode falhar, como durante o pouso, quando a atenção dos pilotos está direcionada aos procedimentos e ao controle de aproximação dos aeroportos.

Críticas à atuação da Airblue e à aviação paquistanesa:


Críticos dizem que uma proliferação no número de companhias e rotas aéreas nos últimos anos não foi acompanhada por padrões mais rigorosos de segurança e de aviação.

Em particular, alguns questionaram as práticas da empresa privada envolvida no acidente da quarta-feira, a Airblue, que tem um bom histórico de segurança.

O governo do Paquistão decretou um dia nacional de luto após o acidente, em que um avião Airbus A321 vindo da cidade de Karachi caiu ao se chocar contra as colinas Margalla, no norte da capital, Islamabad.

Segundo testemunhas, a aeronave voava a baixíssima altitude.

Não há explicações oficiais sobre a causa do acidente, que aconteceu durante a estação das monções, com chuva forte e pouca visibilidade.

Manutenção:

Um funcionário da agência de aviação civil do Paquistão (CAA, na sigla em inglês) disse à BBC que, em 2008, um dos aviões da Airblue foi retido em Manchester, na Grã-Bretanha, após um inspetor ter notado que um problema grave identificado na aeronave meses antes ainda não havia sido resolvido.

O diretor de marketing da Airblue, Raheel Ahmed, negou a afirmação e disse que todas as aeronaves da companhia foram inspecionadas e declaradas seguras para voar pelas autoridades responsáveis.

"Estou trabalhando com a Airblue há cinco anos e não tenho lembrança de nenhum incidente deste tipo", disse Ahmed. "E quero acrescentar que a companhia tem as aeronaves mais modernas do Paquistão".

Não há relatos de problemas anteriores, técnicos ou de manutenção, em conexão com o avião que caiu.

O diretor da agência paquistanesa de aviação civil, Junaid Amin, disse que a entidade não permite que aeronaves decolem necessitando de manutenção.

"Seguimos os mesmos padrões internacionais praticados em todo mundo", disse Amin.

Ex-pilotos e críticos da indústria, no entanto, dizem que a CAA nem sempre segue esses padrões.

Falando à BBC, um piloto experiente da companhia nacional de aviação do país, a Pakistani International Airlines (PIA), disse que houve vários incidentes em que a CAA seria culpada por dificuldades técnicas apresentadas por aeronaves.

"Por exemplo, o acidente de 2006 foi resultado de excesso de peso na aeronave. Isso estava claro no momento em que ela recebeu permissão de voar - pela CAA", disse o piloto.

O principal diretor da PIA e membro do conselho da CAA, Aijaz Haroon, nega a afirmação, dizendo que o acidente de 2006 foi provocado por erro do piloto.

Mas a própria PIA, dirigida por Haroon, esteve envolvida em vários problemas operacionais. Em 2007, seus voos chegaram a ser proibidos pela União Europeia por problemas de segurança.

Pilotos:

A segurança dos aviões não é a única questão. A condição física dos pilotos também tem sido motivo de preocupação.

"Hoje, pilotos são obrigados a voar muito mais horas do que o que é considerado viável", disse AM Rabbani, secretário-geral da associação de pilotos do Paquistão - Pakistan Association of Airline Pilots (Palpa).

"Isso ocorre principalmente por causa de novos regulamentos implementados pela CAA", disse Rabbani.

Existe, no entanto, um histórico longo de desavenças entre a PIA, CAA e Palpa por questões trabalhistas.

E para acrescentar, especialistas da indústria dizem que os protocolos de controle de tráfego aéreo e instrumentos de navegação do aeroporto de Islamabad deixam muito a desejar.

"Por que o avião estava circulando a uma altitude de 487 metros quando o mínimo para Islamabad é 900 metros?", perguntou um especialista em aviação local à BBC.

Até o momento, não há respostas para essa pergunta.

E não se sabe qual dos fatores acima poderia ajudar a explicar o trágico acidente.

Este foi o primeiro acidente aéreo fatal envolvendo o modelo A-321 da Airbus, segundo a fundação Segurança de Voo, organização sem fins lucrativos que mantém registros de acidentes aéreos em todo o mundo.

Saiba mais sobre a aeronave:

DESCRIÇÃO:

O modelo A-321 é uma versão "esticada" do A-320, modelo de corredor único, o tipo mais vendido em todo o mundo pela fabricante de aviões europeia Airbus. O primeiro A-321 entrou em serviço em 1994.

A aeronave envolvida no acidente na quarta-feira foi fabricada no ano de 2000 e já havia realizado 13.500 voos, um acúmulo de 34 mil horas de serviço, segundo a Airbus.

Fontes da indústria da aviação disseram que o avião foi alugado para Airblue pela International Lease Finance Corp, unidade de leasing da seguradora americana AIG.

Airbus pertence ao grupo aeroespacial europeu EADS.

AERONAVE:

O modelo A-321 tem 44,5 metros de comprimento e 34,12 metros de uma asa à outra. O interior da cabine tem largura de 3,7 metros e a aeronave possuiu oito saídas de emergência.

Ela é capaz de levar até 220 passageiros e viajar até 4.400 quilômetros com motores que podem ser escolhidos de dois fabricantes diferentes. O avião acidente tinha dois motores V2533 fabricados pela International Aero Engines.

PRODUÇÃO:

O primeiro Airbus A-321 foi entregue em 1994 e, até o fim de junho, foram produzidos 606 deles. Há ainda uma lista de 204 pedidos pela aeronave.

PREÇO:

A aeronave é vendida em torno de US$ 95,5 milhões.

Fonte: www.avisimair.blogspot.com
Photo By: Google Image

Postado por: Lisarb Albuquerque


Avianca apresenta recentes mudanças ao trade carioca



A Avianca promoveu hoje, no Rio de Janeiro, um café da manhã para o trade carioca para apresentar o novo posicionamento da empresa aérea, anunciado em abril passado. O superintendente comercial da empresa, Renato Aranha, mostrou aos cerca de 60 convidados, entre agentes, operadores e consolidadores, os diferenciais da empresa nesse novo momento. Agora, por exemplo, a Aviancaopera com uma frota 100% composta por aviões Airbus 319 na hiper-ponte (Santos Dumont (RJ) – Congonhas (SP)). “Apenas melhoramos um produto que já era muito bom. Mantemos todos os serviços, o conforto nas aeronaves, e nosso comprometimento com a pontualidade – que é 96% neste mês de julho – e a eficiênciaoperacional”, garantiu. Com a mudança de equipamento (de MK para Airbus), a Avianca adicionou 32% mais assentos na hiper-ponte, que conta com oito voos diários. Segundo Aranha, a mudanças na empresa estão sendo muito bem recebidas pelo mercado. “Foi uma estratégia que começou a ser desenhada há dois anos. Agregamos valor ao nosso produto”, explicou. Até 2015 a Avianca pretende incorporar 54 novas aeronaves. Este ano a empresa já recebeu três e em novembro recebe mais uma. A empresa também trabalha na harmonização dos dois programas de fidelidade (Avianca Plus e Amigo), para que os passageiros possam beneficiar-se em ambos.

Avia�o Regional: Sedtur e Abetar far�o diagn�stico de aeroportos regionais de MT

Avia�o Regional: Sedtur e Abetar far�o diagn�stico de aeroportos regionais de MT

Anac suspende transportes de valores no aeroporto de Caruaru após assalto


Um dia depois de o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Caruaru, Erich Veloso, afirmar à imprensa que o quantitativo de segurança no aeroporto da cidade - palco de um assalto a uma aeronave que transportava malotes bancários na segunda-feira é suficiente e não precisa de reforço, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que as operações de transporte de valores no local sejam suspensas temporariamente.

A medida, segundo informativo enviado pelo órgão, é preventiva e ficará em vigor até que o administrador do aeroporto comprove as condições de segurança para realizar esse tipo de transporte. A Anac também deve fazer uma vistoria no aeroporto para verificar o cumprimento dos requisitos legais.

A informação da restrição será comunicada por meio de um aviso aos aeronautas, disponível em um sistema da Aeronáutica consultado por todos os pilotos ao prepararem um plano de voo.

Assalto - Na noite da segunda-feira passada, quando o avião se preparava para levantar voo, um grupo armado que chegou ao local em uma Hillux preta invadiu a cabeceira da pista e roubou malotes que continham cheques compensados, contratos e títulos bancários, mas não dinheiro. O avião era um bimotor pertencente à empresa paulista JAD Taxi Aéreo contratado pela Federação Brasileira de Banco (Febraban).

Até o momento ninguém foi preso, mas alguns dos malotes roubados foram encontrados na terça-feira boiando no Rio Tejipió, nas proximidades da Ponte Motocolombó, no Recife, que liga os bairros de Afogados e Imbiribeira. A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação da Polícia Federal (PF).

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

http://forum.contatoradar.com.br/index.php?showtopic=65187

PLUBICAÇÕES DO DECEA


ICA 63-24

Requisitos Técnicos para a Operação dos Sistemas de Pouso por Instrumentos

Definir os requisitos técnicos exigidos para a operação dos Sistemas de Pouso por Instrumentos em uso no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma a possibilitar a supervisão e a fiscalização do funcionamento de tais equipamentos.

Em vigor desde 23 de Julho de 2010

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    Histórico
  • 23.07.2010: Entrada em vigor.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pantanal amplia malha



Companhia passará a operar voos para 15 destinos a partir de agosto

da Redação
A Pantanal Linhas Aéreas recebeu autorização da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para aumentar o número de destinos que oferece. A partir do dia 23 de agosto, a companhia passa a operar voos para 15 cidades. Atualmente, a empresa tem apenas seis destinos. A nova malha terá 44 voos, 21 deles operados a partir do aeroporto de Congonhas, outros 21 de Guarulhos (ambos em São Paulo) e dois de Brasília.

As rotas que têm Guarulhos como origem ou destino vão ser operadas com as aeronaves ATR 42, com capacidade para 45 passageiros. Para os voos que irão decolar ou pousar em Congonhas e Brasília serão usadas três aeronaves Airbus - dois A319, com 144 lugares, e um A320, com assentos para 174 passageiros.

As três aeronaves da Airbus foram alugadas para a Pantanal, por um período de seis meses, pela TAM Linhas Aéreas. Esses aviões estavam em processo de devolução, mas a data para o vencimento dos contratos de leasing foi prorrogada até que a Pantanal estabeleça a ampliação e renovação de sua frota própria. A TAM comprou a companhia regional no final de 2009, por R$ 13 milhões.

Fonte: Revista Aero Magazine

PROMOÇÕES - AÉREAS


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  2. TAM AirlinesTAMAirlines
    #OfertasTAM de Brasília para RJ a partir de R$108 o trecho: http://migre.me/10NsO

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Melhores Destinos ✈passagensaereas A Azul já está vendendo passagens para Teresina e São Luis, preços a partir de R$69 http://migre.me/10P38

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Previc aprova multipatrocínio para o INFRAPREV http://www.infraprev.org.br/site/_site/default.aspx



A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou, agora em julho, o multipatrocínio para o INFRAPREV. Isto significa que o Instituto poderá administrar planos de benefícios de outras empresas. A nova condição, antes de passar pela Previc, foi aprovada pela Infraero.

O multipatrocínio dá maior flexibilidade ao INFRAPREV. Para definir como será a sua atuação dentro dessa nova condição, o Instituto está desenvolvendo o seu planejamento de marketing. Através desse trabalho serão definidos o posicionamento do Instituto no mercado de previdência e a forma de atuar.

Segundo o diretor-superintendente, Carlos Frederico Aires Duque, o INFRAPREV quer ser reconhecido como um fundo de pensão da área de infraestrutura e de aviação. “Não queremos nos distanciar da origem”, afirma.

O Estatuto já foi atualizado e está no portal para consulta dos participantes.

http://www.infraprev.org.br/site/_site/default.aspx

Passageiros da Lufthansa podem fazer o trecho final da viagem São Paulo-Tóquio a bordo do novíssimo Airbus 380





Desde o mês passado, uma alternativa para viajar entre São Paulo e Tóquio e ainda conhecer o novíssimo Airbus 380 é a Lufthansa. A companhia oferece voos diários para o Japão via Europa e a segunda parte do voo é feita a bordo do A380, com capacidade para 526 passageiros. Os brasileiros não precisam de visto para a conexão na Alemanha.

O Japão é um dos mercados internacionais mais importantes para a Lufthansa e por isso foi o primeiro a ser servido pelo Airbus 380. Mas não é só isso, a companhia oferece comissários japoneses a bordo dos voos, pratos da culinária japonesa, chás, vinho de ameixa e saquê. Nos canais de entretenimento há opções de filmes estrangeiros legendados em japonês, assim como uma seleção de música daquele país.

No Airbus 380, a First Class, totalmente nova, está inteiramente focada na individualidade, com oito amplos assentos no andar superior. Também a Business Class, com 98 assentos no andar superior, e a Economy Class, com 420 assentos na parte principal, oferecem conforto jamais visto em impressionantes dimensões de espaço.

Vários aeroportos em todo o mundo estão se preparando para a chegada do A380. Em Frankfurt, o embarque no A380 da Lufthansa quase sempre é feito em dois níveis. A Lufthansa espera receber o total de quatro Airbus A380 no decorrer deste ano.

A passagem São Paulo-Tóquio está com preços variando a partir de US$ 2445 na classe econômica e a partir de US$ 7.930 na classe executiva (valores para ida e volta). No Brasil, as reservas para os voos de A380 e outros voos podem ser feitas pelo telefone (11) 4700 1700, nas agências de viagem ou na Internet em www.lufthansa.com

Fonte: LUFTHANSA

Domingo Aéreo terá show de acrobacia aérea com a equipe Paulo Medina Air Show





Tradicional acontecimento realizado pela Academia da Força Aérea acontece em Pirassununga – SP

São Paulo, julho de 2010 – A equipe Paulo Medina Air Show confirma a sua participação no Domingo Aéreo, tradicional encontro entre os amantes da aviação civil e militar que reúne anualmente cerca de 50.000 pessoas e que este ano acontece no dia 1º de agosto em Pirassununga – SP.

No evento, o Comandante Paulo Medina se apresenta com a nova aeronave Extra 200, a mais moderna para a acrobacia aérea no mundo. O modelo recém-chegado da Alemanha e único disponível na América Latina para demonstração aérea.

http://www.aviacaonoticias.com/2010/07/domingo-aereo-tera-show-de-acrobacia.html

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